| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL DE ITUPORANGA
Desde: 29/06/2013      Publicadas: 52      Atualização: 20/02/2017

Capa |  Especial  |  Manchetes  |  Noticias  |  Tecnologia  |  Turismo


 Turismo

  20/02/2017
  0 comentário(s)


Turismo em Santa Catarina

O turismo no sul é bastante rico e conta com diversas belezas e paisagens. Os que se aventuram pela região, encontrarão opções para a prática de turismo ecológico, no Parque Nacional do Iguaçu com a oportunidade de ver as famosas Cataratas; As praias, das quais se destacam em Santa Catarina, as de Florianópolis, Balneário Camboriú, Barra Velha, Canasvieiras, dentre outras; o turismo histórico, com as impressionantes ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, além de outros locais como a cidade da Lapa, Morretes e Antonina, no Paraná.

Turismo em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado que possui diversas belezas naturais distribuídas entre suas praias, montanhas, ilhas e baías. Além disso, conta com cidades históricas como Joinville e Florianópolis, que atraem diversos visitantes todos os anos. No verão, eles são atraídos para as praias e pelo intenso sol que atinge a região. Mas, para quem deseja conhecer as tradições dos primeiros imigrantes, basta ir ao Vale Europeu ou ao Caminho dos Príncipes.

Na época do frio, as cidades turísticas serranas recebem os amantes de um clima mais gelado e acabam se deparando com a presença de geada e neve. As paisagens da serra cercada por uma floresta de araucárias, vales, campos, rios, cânions são capazes de encantar os visitantes, sendo um dos pontos de parada obrigatória: a Serra do Rio do Rastro, o Morro da Igreja e a Serra do Corvo Branco.

Florianópolis

A capital do estado, também chamada de "Ilha da Magia", conta com várias atrações turísticas, sendo um dos destinos mais procurados suas praias (como Jurerê, Ingleses, Canasvieiras, Armação, etc.), ideais para a prática de surf e outros esportes. Dentre os principais pontos turísticos estão a Ponte Hercílio Luz, a Lagoa da Conceição, além de museus, trilhas, centros culturais, etc.

Blumenau

É uma cidade tradicional de Santa Catarina com belíssimas construções que reúne cultura, história, arquitetura e cerveja. Tanto é que ela é a dona da Oktoberfest, um festival germânico que acontece em outubro, popular pelo seu concurso de chope.

Joinville

É uma cidade onde a paisagem urbana e campestre se complementam. Sendo um dos polos industriais de Santa Catarina, há destaque para a realização de eventos e negócios. É preocupada com as questões ambientais e muito sustentável, trabalhando na preservação da Mata Atlântica. Existem várias opções de lazer e pontos turísticos em Joinville, dentre eles estão o Museu Nacional de Imigração, passeios e esportes radicais (trekking, rapel e tirolesa no Castelo do Bugres), turismo rural, eventos culturais como o Festival de Dança de Joinville, dentre outros.

Balneário Camboriú

Cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina que possui como principal atração a Praia Central de Camboriú, muito procurada para a prática de esportes, pesca, corridas e caminhadas. É um município badalado com museus, turismo ecológico e outras opções de lazer.

Pontos Turísticos Famosos:

  • Ilha de Santa Catarina (Florianópolis);
  • Parque Beto Carrero Wold (Penha);
  • Vale Europeu (Vale do Itajaí);
  • Serra Catarinense;
  • Rota da Amizade, dentre outros.

Turismo no Paraná

O turismo no Paraná é baseado principalmente em seus Parques Nacionais. Os principais são o Parque Nacional do Superagui e Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, com milhares de quedas d'água que atraem muitos visitantes todos os anos.

Para quem deseja ir ate às praias do Paraná, as mais requisitadas são as de Guaratuba, Praia do Leste e Pontal do Paraná. Os interessados em arquitetura e cultura histórica podem procurar a primeira cidade fundada do estado: Paranaguá.

Principais Cidades Turísticas do Paraná

Curitiba

A capital, Curitiba, é considerada uma das mais sustentáveis da América Latina, sendo ela uma das cidades mais belas e limpas do país. Além disso, é preservada, e guarda um centro histórico belíssimo com praças e parques de tirar o fôlego. Dentre os diversos monumentos e pontos turísticos pode-se citar o Relógio das Flores, o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer.

Foz do Iguaçu

Esse município é dono de uma das mais visitadas belezas do Brasil, as Cataratas do Iguaçu. A cidade faz fronteira com o Paraguai e a Argentina e ambos, desfrutam das maravilhas do rio Paraná. Dentre os pontos turísticos estão o Itaipu Binacional, com visitas para conhecer o complexo turístico de Itaipu, o rio Iguaçu, o parque das aves, dentre outros.

Cataratas Iguaçu

Saiba mais sobre as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu. Elas são formadas pelas quedas do rio de mesmo nome e podem chegar a 80 metros de altura.

O parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e recebe muitos visitantes. Os turistas que procuram aventura encontrarão diversas opções de esportes radicais e lazer. Para chegar às corredeiras, é necessário percorrer uma trilha até às margens do rio Iguaçu e ingressar em um barco que realizada a subida para ver essas maravilhosas quedas.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel está localizada na Baía de Paranaguá. Ela foi tombada como Patrimônio Ecológico da Humanidade, pela sua exuberante beleza cercada por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica. Para chegar até a ilha basta realizar a travessia de barco a partir de Paranaguá ou Pontal do Panamá. Para os visitantes que desejam mais aventura, existem locais para a realização de trilhas e caminhadas. É importante saber que não há iluminação pública e as ruas são cercadas por areia, por isso, não há como andar de carro. As principais atrações são as praias selvagens e o Forte Nossa Senhora dos Prazeres.

Pontos Turísticos Famosos:

  • Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu);
  • Ilha do Mel;
  • Museu Oscar Niemeyer (Curitiba);
  • Parque Nacional de Vila Velha (Ponta Grossa);
  • Memorial Japonês (Curitiba), etc.

Turismo no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul possui diversas opções turísticas para os visitantes. As características europeias do estado, as festas típicas, com uma das mais belas praias do Brasil e o clima frio são os principais atrativos para os visitantes.

As praias mais procuradas estão nas cidades de Capão da Canoa, Torres e Tramandaí. Para os que buscam um turismo histórico, é interessante visitar as ruínas por onde passaram índios e jesuítas durante o século XVII.

As cidades da serra gaúcha são uma das atrações mais visitadas pelos turistas. O clima frio, os chocolates e as características europeias de localidades como Canela e Gramado são um dos motivos para a visitação. Além disso, nas regiões serranas, ocorre a prática do ecoturismo. Na fronteira do estado com Santa Catarina, está situado o maior conjunto de cânions do Brasil que fica entre o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.

Principais Cidades Turísticas do Rio Grande do Sul

Gramado

Gramado é conhecida pela maior infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul. Ela é muito visitada pelos turistas, por conter uma arquitetura charmosa com cafés coloniais, hotéis fazenda aconchegantes, restaurantes e hotéis espalhados pela cidade. Os turistas são atraídos para a cidade, principalmente na época do Festival de Cinema de Gramado e durante o Natal.

  Autor:   JOANA CUNHA AMARANTES


  Mais notícias da seção Turismo no caderno Turismo
12/01/2014 - Turismo - Bem-Vindo a Serra Catarinense
Uma terra de vários encantos!...



Capa |  Especial  |  Manchetes  |  Noticias  |  Tecnologia  |  Turismo
Busca em

  
52 Notícias