| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL DE ITUPORANGA
Desde: 29/06/2013      Publicadas: 117      Atualização: 11/12/2018

Capa |  Caderno Feminino  |  Coluna Débora Oliveira  |  Mundo  |  Noticias  |  Saude  |  Turismo


 Caderno Feminino

  06/12/2018
  0 comentário(s)


País Suécia - Capital Estocolmo

Vamos falar do Natal Cristão e suas tradições na Suécia.

País Suécia - Capital Estocolmo
Estocolmo é a capital e a maior cidade da Suécia. É a sede do governo nacional sueco, do Parlamento e local da residência oficial do monarca sueco. Estocolmo tem sido o centro cultural, político e econômico da Suécia desde o século XIII. Uma vez que a cidade é construída sobre ilhas e conhecida pela sua beleza, tem interessantes lugares turísticos.
Na Suécia todo o mês de dezembro marca uma época muito especial, cheia de tradições e simbolismos, a celebração do Natal. Tudo começa no primeiro domingo do mês, que é o primeiro dos 4 domingos de Advento.
Como a época coincide com o inverno, que é sempre escuro, as casas se enfeitam de luzes, velas, o que dá um clima cálido e de aconchego. Mas a maior celebração antes do Natal é no dia 13, Dia de Santa Lúcia, uma cristã sueca que faleceu nesta data. Neste dia, oferecem-se biscoitos de gengibre (“pepparkaka”) acompanhados por quentão de vinho (”glögg”).
As decorações estão presentes em todos as casa e em todas as janelas existe uma espécie de abajourzinho com as velas do advento, as famílias recheiam suas árvores  (naturais-que-eles-próprios-pegam-na-floresta) de pequenas e luminosas bolas e espalham centenas de micro lâmpadas pelo ambiente, que dão um toque todo especial na decoração.
 
Mercado de Natal
 
Como em outros países há também os mercados de natal. Lugar onde pode ser comprados guloseimas, presentes para todos os gostos. Há músicas e alegria.
Em Estocolmo decorre anualmente na praça central de Gamla Stan, a cidade velha da capital sueca, um dos maiores e mais bem preservados centros medievais europeus. Rodeada de casas coloridas, arcos e grinaldas iluminadas e uma árvore na Natal gigante, pequenas barracas de madeira vendem iguarias e peças de artesanato tradicionais do Natal sueco.
 
A celebração acontece no dia 24, quando toda a família se senta diante da Tv, às 15 h, para assistir ao desenho do Pato Donald, o mesmo episódio de todos os anos, depois todos se sentam para o jantar, acontecendo a troca de presentes em seguida. 
 
 
Julbord (mesa de Natal)

O jantar usualmente compreende um bufê (o chamado “smörgåsbord” escandinavo). No dia de Natal, acontece o julbord (literalmente, “mesa de Natal”), um tipo especial de smörgåsbord cujo cardápio geralmente começa com pão molhado em um caldo de presunto cozido e continua com uma variedade de peixes como arenque e salmão, presunto assado, salsichas, almôndegas, carne de porco, queijos, batatas cozidas, salada de beterraba e diversas preparações com repolho cozido.  
 


BIFE DE ALCE COM MOSTARDA 
Ingredientes
500 g carne moída de alce (pode ser substituída por carne de boi)
1 colher (chá) sal
½ colher (chá) pimenta-do-reino
1 colher (sopa) fécula de batata
3 colheres (sopa) mostarda
½ colher (chá) tomilho
½ colher (chá) alecrim
1/3 xícara (chá) (ou 0,8 dl) de água, leite ou creme de leite
½ xícara (ou 1,2 dl) caldo de carne (para o molho)
1 colher (sopa) manteiga (para o molho)
Misturar a carne com os 6 ingredientes seguintes. Ir incorporando à carne, pouco a pouco, o líquido escolhido (água, leite ou creme de leite), na medida em que for necessário para formar bifinhos macios. Fritar em óleo ou manteiga cerca de 4 min, virando constantemente. Retirar os bifinhos para a vasilha onde irá servir. Despejar na mesma frigideira o caldo de carne e manteiga, deixar ferver e despejar esse molho sobre os bifinhos.
Servir com cogumelos fritos e geleia de lingon (”rårörda lingon”) ou outra geleia que combine com carne.
 
 
Sobremesas


Um pudim de arroz, o risgrynsgröt, polvilhado com canela em pó é uma das sobremesas mais tradicionais dessa refeição. Os suecos também costumam esconder uma amêndoa no prato da sobremesa e oferecer um presente extra ao sortudo que a encontrar. Outro doce típico do Natal sueco são os biscoitos de gengibre e canela. Como parte da tradição, há alimentos que só se consomem nessa época, por exemplo o ris á la malta (foto a cima) , o arroz-doce (“risgryngröt”) como mencionado acima e o refrigerante “julmust”, além de pãezinhos de açafrão (“lussebullar”).
 
 
O Natal se encerra oficialmente no dia 13 de janeiro (o chamado “vigésimo dia”), quando a árvore é desarmada e os enfeites são guardados.
 

God Jul och gott nytt ar!!!

 
                 
 
                                              
contador de acesso grátis


  Autor:   Débora Oliveira





Capa |  Caderno Feminino  |  Coluna Débora Oliveira  |  Mundo  |  Noticias  |  Saude  |  Turismo
Busca em

  
117 Notícias