| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL DE ITUPORANGA
Desde: 29/06/2013      Publicadas: 104      Atualização: 08/11/2018

Capa |  Caderno Feminino  |  Coluna Débora Oliveira  |  Especial  |  Mundo  |  Noticias  |  Tecnologia  |  Turismo


 Caderno Feminino

  08/11/2018
  0 comentário(s)


ADVENTO DE NATAL

NATAL NA ALEMANHA

ADVENTO DE NATAL
Queridos leitores.
 
Como combinado estou aqui para continuarmos com o assunto NATAL Cristão e suas tradições. Na matéria anterior falamos sobre a origem do Natal Cristão, a árvore e o presépio, hoje vamos falar sobre o Advento de Natal e o Natal Cristão na Alemanha.
 

 
*COROA DO ADVENTO DE NATAL
O Advento é para anunciar que o Menino Jesus esta para nascer, trazendo a sua Luz e a esperança para toda a terra. Advento é um período mencionado no calendário religioso, é um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento do menino Jesus. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, o advento passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Em  (590-604)  com  São Gregório Magno  que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos. Segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. 
Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento. Claro que não se sabe ao certo o dia do nascimento do menino Jesus, mas o dia 25 de dezembro é para muitos uma data simbólica para homenagea lo. A coroa do advento é de ramos de pinheiro ou cipreste. O verde é sinal de esperança e vida, e enfeitada com fita vermelha, que simboliza o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus. Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do advento (os quatro domingos que antecedem o Natal. Começa-se no primeiro domingo, acendendo apenas uma vela e, à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as velas, até chegar ao quarto domingo; no primeiro domingo acendemos a primeira vela, fazemos nossas orações e apagamos a vela, no segundo domingo acendemos a primeira e a segunda vela, fazemos as nossas orações e apagamos as velas e assim no terceiro acenderemos as três velas até chegar no quarto domingo em que as 4 velas serão acessas e faremos as nossas orações de agradecimento à Deus pela vinda próxima do menino Jesus e então todas as velas devem ser apagadas já na vespera do natal as 4 velas devem ser novamente acesas e então elas devem ser queimadas até o final, as velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Todas devem estar acesas pelo Deus que vem. 
No dia 25 celebraremos o Nascimento e a nossa alegria pelo Cristo que chegou.  Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. Mas em algumas regiões as velas são coloridas sendo uma cor para cada domingo.
Hoje em dia o período do advento é definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até o dia 24 de Dezembro, sendo o primeiro tempo do ano litúrgico.
Esse ano o Advento será
1° domingo 02.12.18
2° domingo 09.12.18
3° domingo 16.12.18
4° domingo 23.12.18
Véspera de Natal 24.12.18
Nascimento de Jesus 25.12.18
A coroa do advento simboliza e comunica que naquela Igreja, casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.
A Guirlanda Natalina tem sua origem na coroa do Advento.
 
 
O NATAL NA ALEMANHA
 
* Adventszeit
O Adventszeit é o período do Advento, uma palavra que significa chegada, a vinda. Ou seja, é o período de preparação para a chegada de Jesus, e seu nascimento. Este período são as 4 semanas que antecedem o Natal. E portanto começa no final de novembro, ou melhor, no último domingo do mês, com o primeiro domingo do advento, erster Adventssonntag. E este período vai até o dia 24 de dezembro, o Heiliger Abend (santa noite).
 
* Weinachtsmärkete - Mercados de Natal
Esses mercados carregam séculos de tradições alemãs e conseguem manter o espírito de Natal fortemente influenciado pelos preceitos religiosos do catolicismo e do protestantismo.
Nesses mercados você vai encontrar objetos de natal,  guloseimas, os enfeites de natal que se encontram nas banquinhas desses mercados carregam séculos de tradições e simbolismos que remontam a épocas difíceis para a maioria da população. Ao longo do passeio pelo mercado ouve se as canções natalinas
O primeiro mercado de Natal que consta dos registros data de 1616 em Nuremberg e desde então tem sido uma atração para milhões de pessoas.
 
* Nikolaustag
O dia de São Nicolau é comemorado no dia 06 de dezembro, dia da morte do Santo que era conhecido por ter uma forte ligação com as crianças e sua generosidade. Nicolau é o precursor do Papai Noel moderno, e foi um bispo nascido na Turquia, na cidade de Myra, no século III.
“Você tem sido um bom menino?”
Esta pergunta é feita por São Nicolau e as crianças devem ser honestas e responderem sim ou não, assim elas deverão (ou não) receber presentes do bom velhinho na Véspera de Natal. Nessa tradição as crianças deixam na noite do dia 05 para o dia 06.12 os seus sapatinhos bem limpos e lustrados na porta. E ficam na expectativa de receber chocolates, presentinhos ou agrados por terem se comportado durante o ano.
 
*Heiliger Abend - Noite Santa 24/12
Em muitas famílias tradicionais é o chefe da família que decora a árvore de Natal no início da noite do dia 24, muitos preferem enfeites feitos de  palha e maçãs. Os outros membros da família aguardam do lado de fora e quando está tudo pronto um pequeno sino é tocado e todos entram na sala e se confraternizam na frende da árvore pronta, enfeitada e iluminada com velas naturais. 
Obs: as árvores de Natal na Alemanha  normalmente são verdadeiras.
 
* Christmette
Todos os anos, a tradicional Missa da Noite de Natal ("Christmette"), realizada à meia-noite da véspera de Natal, atrai pessoas à igreja que não costumam ir com frequência. A palavra "Mette" vem do latim e significa matutino. Até o século 18, a missa acontecia nas primeiras horas do dia 25 de dezembro. A cerimônia em si, porém, não mudou praticamente nada.
 
* A CEIA
 
 
Ganso de Natal ou salada de batata?
Na festa de Natal os pratos são mais elaborados, como ganso assado. Outros preferem ficar com a simples combinação salada de batata com salsichas. No passado, enquanto as famílias mais ricas comiam ganso na ceia natalina, os mais pobres se alimentavam de comidas mais simples.
Um prato muito tradicional de Natal é o ganso assado (Gänsebraten) com repolho roxo, normalmente oferecido no dia 25/12. E este é outro prato típico do período do Advento.
Muitos ainda optam por pato assado (Entenbraten) ou carne assada (Schmorbraten) ao invés de ganso. Ou ainda carpa (peixe), Würstchen mit Kartoffelsalat (salsicha e maionese). 
Salada de batatas e salsichas cozidas é o prato preferido de 44% dos alemães para a ceia de Natal. Rápido de fazer e prático de comer, assim há mais tempo para a troca de presentes. 

Aqui vai a receita do famoso ganso de Natal Alemão
Weihnachtsgans
O ganso para o dia de  Natal 
Ingredientes:
1 ganso de cerca 3,5 kg com os miúdos
sal
pimenta do reino
400 gr de castanhas descascadas e cozidas
1 pão
2 cebolas
3 maçãs grandes
manjericão fresco
1 colher de chá de artemisia ou estragão
½ litro de caldo de galinha
2 colheres de manteiga
1 colher de açucar
3 colheres de creme de leite
maizena para engrossar o molho
250 ml de vinho tinto
Modo de preparar
Lave bem e seque o ganso (também na parte interna) limpando-o também por dentro. Passe sal e pimenta na parte externa e interna. Em primeiro lugar prepare o recheio. Coloque as cebolas picadas para refolgar na manteiga, adicione os miúdos cortados, uma maçã descascada e cortada em pedaços bem pequenos, as castanhas e o pão reduzido em farelo (ou 6 colheres de farinha de rosca). Coloque o sal a pimenta do reino     (a gosto), o manjericão e o estragão.
Após ter refolgado todos os ingredientes, tire do fogo (mesmo se os miúdos não estejam completamente cozidos). Deixe esfriar e depois é só rechear o ganso e fecha-lo costurando com agulha e linha ou grampeando.
Leve o ganso ao forno colocando o caldo galinha por cima a 180° e deixe cozinhar por cerca de 4 horas. Não deixe de molhar o ganso enquanto ele assa a cada 15 minutos com seu próprio caldinho, caso o molhinho acabe, banhe com água salgada. Quando faltar aproximadamente 10 minutos para tira-lo do forno, adicione as 2 maçãs cortadas ao meio com casca e açucar.
Para acompanhamento o famoso repolho roxo.
Outra tradição da gastronomia alemã no natal são os famosos doces.
 
* Bescherung - Hora dos presentes
As crianças acreditam que não podem ver o Christkind. Quem for curioso não ganha presente. Eles acreditam que devm esperar pois depois de deixar os presentes embaixo da árvore de Natal, Chritkind tocará um sino. As crianças podem receber os presentes na Heiligabend (noite de Natal) ou no primeiro dia de  Natal 25.12. Os adultos também trocam presentes na noite de Natal, os alemães normalmente trocam presentes com "grande significado", mas não muito caros. Muitos confeccionam seus próprios presentes como compotas de frutas, pães, álbuns de fotografias, quadros, molduras, etc. Tudo feito à mão. Mesmo quando comprados, os presentes tem um significado sempre especial.
 
* Weihnachtsfeiertag  26/12 Segundo dia de Natal
O Natal na Alemanha tem dois dias de feriados o de Natal e o dia 26 que é  um dia de descanso, de comer o que sobrou  e para familiares que moram longe, dia de se despedir e seguir viagem.
 
Frohe Weihnachten!!!
 
 
 
Semana que vem falaremos sobre o Natal na Inglaterra

Espero que estejam gostando
 
 
                   
 

clique aqui
contador de acesso

teste copel
  Autor:   Débora Oliveira





Capa |  Caderno Feminino  |  Coluna Débora Oliveira  |  Especial  |  Mundo  |  Noticias  |  Tecnologia  |  Turismo
Busca em

  
104 Notícias